A Natureza animal e a evolução espiritual, dos seres.

 Com relação aos animais : Ainda aí há um sistema. É verdade que na maioria dos animais domina o instinto.  Mas, não vês que muitos obram denotando acentuada vontade? É que têm inteligência, porém limitada.

        Não se poderia negar que, além de possuírem o instinto, alguns animais praticam atos combinados, que denunciam vontade de operar em determinado sentido e de acordo com as circunstâncias. Há, pois, neles, uma espécie de inteligência, mas cujo exercício quase que se circunscreve à utilização dos meios de satisfazerem às suas necessidades físicas e de proverem à conservação própria. Nada, porém, criam, nem melhora alguma realizam. Qualquer que seja a arte com que executem seus trabalhos, fazem hoje o que faziam outrora e o fazem, nem melhor, nem pior, segundo formas e proporções constantes e invariáveis. A cria, separada dos de sua espécie, não deixa por isso de construir o seu ninho de perfeita conformidade com os seus maiores, sem que tenha recebido nenhum ensino. O desenvolvimento intelectual de alguns, que se mostram suscetíveis de certa educação, desenvolvimento, aliás, que não pode ultrapassar acanhados limites, é devido à ação do homem sobre uma natureza maleável, porquanto não há aí progresso que lhe seja próprio. Mesmo o progresso que realizam pela ação do homem é efêmero e puramente individual, visto que, entregue a si mesmo, não tarda que o animal volte a encerrar-se nos limites que lhe traçou a Natureza.

[9a – página 294  questão 593] 

        Quanto ao livre-arbítrio dos animais, para a prática dos seus atos. Os animais não são simples máquinas, como supondes. Contudo, a liberdade de ação, de que desfrutam, é limitada pelas suas necessidades e não se pode comparar à do homem. Sendo muitíssimo inferiores a este, não têm os mesmos deveres que ele. A liberdade, possuem-na restrita aos atos da vida material.

[9a – página 295  questão 595] 

À alma dos animais não é dado escolher a espécie de animal em que encarne, pois que lhe falta livre-arbítrio.

[9a – página 296  questão 599] 

Os animais não progridem, como o homem, por ato da própria vontade. Progridem pela força das coisas, razão por que não estão sujeitos à expiação.

[9a – página 297  questão 602] 

A inteligência é uma propriedade comum, um ponto de contacto entre a alma dos animais e a do homem. Porém os animais só possuem a inteligência da vida material. No homem, a inteligênciaproporciona a vida moral.

[9a – página 297  questão 604] 

        O princípio_inteligente que constitui a Alma de natureza especial de que são dotados, provem do elemento inteligente universal. Emanam de um único princípio a inteligência do homem e a dos animais. Porém, no homem, passou por uma elaboração que a coloca acima da que existe no animal.

[9a – página 299  questão 606] 

        O estado da alma_do_homem, na sua origem, corresponde ao estado da infância na vida corporal, sua inteligência apenas desabrocha e se ensaia para a vida. O Espírito passa essa primeira fase do seu desenvolvimento numa série de existências que precedem o período chamado de Humanidade.

        Nos seres inferiores, cuja totalidade estais longe de conhecer, é que o princípio_inteligente se elabora, se individualiza pouco a pouco e se ensaia para a vida, conforme acabamos de dizer. É, de certo modo, um trabalho preparatório, como o da germinação, por efeito do qual o princípio_inteligente sofre uma transformação e se torna Espírito. Entra então noperíodo_da_humanização, começando a ter consciência do seu futuro, capacidade de distinguir o bem do mal e a responsabilidade dos seus atos. Assim, à fase da infância se segue a da adolescência, vindo depois a da juventude e da madureza. Nessa origem, coisa alguma há de humilhante para o homem. Sentir-se-ão humilhados os grandes gênios por terem sido fetos informes nas entranhas que os geraram? Se alguma coisa há que lhe seja humilhante, é a sua inferioridade perante Deus e sua impotência para lhe sondar a profundeza dos desígnios e para apreciar a sabedoria das leis que regem a harmonia do Universo.  Reconhecei a grandeza de Deus nessa admirável harmonia, mediante a qual tudo é solidário na Natureza. Acreditar que Deus haja feito, seja o que for, sem um fim, e criado seres inteligentes sem futuro, fora blasfemar da Sua bondade, que se estende por sobre todas as suas criaturas.

        A Terra não é o ponto de partida da primeira encarnação humana. O período da humanização começa, geralmente, em mundos ainda inferiores à Terra. Isto, entretanto, não constitui regra absoluta, pois pode suceder que um Espírito, desde o seu início humano, esteja apto a viver na Terra. Não é freqüente o caso; constitui antes uma exceção.

[9a – página 299  questão 607] 

        Os animais estão sujeitos, como o homem, a uma lei_progressiva. E daí vem que nos mundos superiores, onde os homens são mais adiantados, os animais também o são, dispondo de meios mais amplos de comunicação. São sempre, porém, inferiores ao homem e se lhe acham submetidos, tendo neles o homem servidores inteligentes. 

[9a – página 296  questão 601] 

        O Espírito do homem, após_a_morte, não têm consciência de suas existências anterior ao período de humanidade. Pois não é desse período que começa a sua vida de Espírito. Difícil é mesmo que se lembre de suas primeiras existências humanas, como difícil é que o homem se lembre dos primeiros tempos de sua infância e ainda menos do tempo que passou no seio materno. Essa a razão por que os Espíritos dizem que não sabem como começaram.

[9a – página 300  questão 608]    

(Ver: Origem e destino de Espírito )

        Uma vez no período da humanidade, conforme a distância que medeie entre os dois períodos e o progresso realizado, o Espírito conserva traços do que era precedentemente, quer dizer: do estado em que se achava no período a que se poderia chamar ante-humano.

        Durante algumas gerações, pode ele conservar vestígios mais ou menos pronunciados do estado primitivo, porquanto nada se opera na Natureza por brusca transição. Há sempre anéis que ligam as extremidades da cadeia dos seres e dos acontecimentos. Aqueles vestígios, porém, se apagam com o desenvolvimento do livre-arbítrio, os primeiros progressos só muito lentamente se efetuam, porque ainda não têm a secundá-los a vontadeVão em progressão mais rápida, à medida que o Espírito adquire perfeita consciência de si mesmo.

[9a – página 301  questão 609] 

        As diferentes espécies de animais não procedem intelectualmente umas das outras, mediante progressão. Assim, o espírito da ostra não se torna sucessivamente o do peixe, do pássaro, do quadrúpede e do quadrúmano. Cada espécie constitui, física e moralmente, um tipo absoluto, cada um de cujos indivíduos haure na fonte universal a quantidade do princípio_inteligente que lhe seja necessário, de acordo com a perfeição de seus órgãos e com o trabalho que tenha de executar nos fenômenos da Natureza, quantidade que ele, por sua morte, restitui ao reservatório donde a tirou.  Outro tanto não se dá com o homem. 

        Do ponto de vista físico, este forma evidentemente um elo da cadeia dos seres vivos: porém, do ponto de vista moral, há, entre o animal e o homem, solução de continuidade.

[9a – página 303  questão 613]

        Quanto às relações misteriosas que existem entre o homem e os animais, isso, repetimos, está nos segredos de Deus, como muitas outras coisas, cujo conhecimento atual nada importa ao nosso progresso e sobre as quais seria inútil determo-nos.

[9a – página 304  questão 613]

        Também a Zoologia merece o zelo da esfera_invisível, mas é indispensável considerarmos a utilidade de uma advertência aos homens, convidando-os a examinar detidamente os seus laços de parentesco com os animais, dentro das linhas evolutivas, sendo justo que procurem colocar os seres inferiores da vida planetária sob o seu cuidado amigo.

        Os reinos da Natureza, aliás, são o campo de operação e trabalho dos homens, sendo razoável considerá-los, mais sob a sua responsabilidade direta que propriamente dos Espíritos, razão por que responderão perante as

leis divinas pelo que fizeram, em consciência, com os patrimônios da natureza terrestre.

        Considerando que eles igualmente possuem, diante do tempo, um porvir de fecundas realizações, através de numerosas experiências chegarão, um dia, ao chamado reino_hominal, como, por nossa vez, alcançaremos, no escoar dos milênios, a situação de angelitude. A escala do progresso é sublime e infinita. No quadro exíguo dos vosssos conhecimentos, busquemos uma figura que nos convoque ao sentimento de solidariedade e de amor que deve imperar em todos os departamentos da natureza visível e invisível. 

  • O mineral é atração. 

  • O vegetal é sensação. 

  • O animal é instinto

  • O homem é razão. 

  • O anjo é divindade. 

        Busquemos reconhecer a infinidade de laços que nos unem nos valores gradativos da evolução e ergamos em nosso íntimo o santuário eterno da fraternidade universal.

[41a – página . 58] – Emmanuel – 1940

        Os Espíritos que disseram constituir o homem um ser à parte na ordem da criação, não se enganaram. Mas, a questão não fora desenvolvida.  Demais, há coisas que só a seu tempo podem ser esclarecidas. O homem é, com efeito, um ser à parte, visto possuir faculdades que o distinguem de todos os outros e ter outro destino. A espécie humana é a que Deus escolheu para a encarnação dos seres que podem conhecê-Lo.

[9a – página 301  questão 610] 

Diante das assertivas acima — de que os animais, seres inferiores, não progridem por vontade própria e de que o homem é um ser à parte –, poderíamos considerar que, o homem, mesmo em seu estado primitivo já teria sido uma criação à parte, semelhante aos animais, porém, dotado de capacidade especiais desde a sua criação. Que não tenha evoluído de uma espécie animal comum, por força das coisas. 

FONTE DE ESTUDO: http://www.guia.heu.nom.br/natureza_animal.htm#evolucao_espiritual

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8 comentários em “A Natureza animal e a evolução espiritual, dos seres.

  1. Nós sabemos, que estes seres são colocados ao nosso lado para nos ensinar a amar e respeitar o próximo , indistintamente. Este próximo começa pela formiguinha e termina em nós. Muitos de nós ainda não atingimos esta compreensão e por isso , ouvimos e assistimos atrocidades contra os semelhantes e ao próximo, mas o Pai com seu infinito amor por nós , continua nos dando oportunidades para acordar e começar a pratica verdadeira do mandamento maior. Que o Bom e Amado Mestre Jesus, continue nos amparando.
    Ah, amei a matéria e a forma da apresentação. E a ajuda extraordinária dos amigos Espirituais.
    Elizete Clímaco.

  2. Muito obrigado,pois perdi meu maior companheiro de jornada terrestre JOE meu cão de estimação e estou desesperado,tenho fé que vou reecontrá-lo.Saudações.

  3. Novamente obrigado,sou espírita já perdi entes queridos,amigos eclaro sinti muito.Mais tenho que confessar empatia com animais que com seres humanos por isso esse baque,quando perdi meu cão o que eu nunca tinha sentido por ninguem antes.mas como vc disse meu coração vai ficar em paz é o que pesso ao MESTRE JESUS.Mil lambidasamigas.Saudações fraternais!

  4. Perdi meu cãozinho ontem…estou sentindo algo incomparável a qualquer outra tristeza que outrora havia sentido…entendo sobre o espirito, sobre a alma, os sentimentos…vida pós morte…mas estou tão arrasada em não ter meu cãozinho junto comigo que sequer consigo pensar em algo com otimismo…para algumas pessoas isso já é um exagero…mas já pedi amigos e parentes e a sensação foi diferente..penso que eu poderia ter impedido…que poderia ter sido mais rápida…mas já não há mais o que fazer…eu tenho um outro cão de um ano mais velho do que esse que foi pro céu…e agora a 20 dias adotei uma cachorrinha de 4 meses…mas esse meu cãozinho era bem diferenciado de todos os cães que conheci…sabem um cão que ri sempre? ele era assim…um cão feliz…um cão disposto, de personalidade forte…e tão tão amoroso…ele era tudo de bom…com ele perto ninguém era triste…eu to muito mal…muito triste…eu não tenho conseguido me controlar…mesmo com a presença dos outros cães que tenho…eu ajudo os cães de rua que são maltratados e abandonados…ouvi falar certo tempo, inclusive já li que a alma dos animais se transforma em energia e fica espalhada no universo…já dos humanos não…quando a gente morre somos recebidos pelos nossos entes que foram antes, amigos, antepassados…e isso tem mexido muito comigo pois gostaria muito de reencontrar meu filhote e poder matar a saudade e brincar com ele…sinto tanto a sua falta que é como se tivesse perdido um filho, uma irmã ou uma mãe….por favor, me ajudem a superar essa dor. Obrigado e luz à todos!

    • Claudinha,
      Meu Anjo…
      Eles são parte de nossa família…então é perfeitamente compreensível, que vc esteja assim…e permita-se a vivenciar isso. Passe pelo “luto”, sim.
      Quando precisei eutanasiar meu cachorro, que eu amava tanto…amava, não AMO. Tive que me segurar em uma parede, pq senti uma dor tão avassaladora…que depois entendi: Meu filho tinha morrido..e levou um pedaço meu.
      Fiquei exatamente como vc está..e já tinha o conhecimento que tenho hoje.
      E creia-me, até hoje derramo algs lágrimas de saudade.
      Cada um vai ser único, e cada um deles vc vai mar diferente.
      Cada um..é um lado da sua personalidade, se vc reparar bem.
      Que maravilha que vc pode adotar logo, outra pequenina…que felicidade.
      E maravilha maior ainda, vc alimentar cães de rua…eles precisam de vc e muito. Não desista jamais, mesmo sentindo toda dor do mundo, VÁ !!!!
      Um dia, vc vai perceber que a sua dor foi embora, e só restou uma saudade enorme.
      Os animais reencarnam, pq tudo no universo está em evolução sempre.
      Leia aqui no blog, tem muita coisa legal para se aprender…e tenho certeza que vai tranquilizar seu coração.
      Qq dúvida que tiver, venha até o blog… Vc me acha também no facebook.
      Terei o maior prazer em ajudar, sempre.
      Traquilize-se…ele está livre de dores e sofrimentos, e daqui há um tempo prontinho para reencarnar.
      Um beijo no seu coração.
      Ana.

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