A importância da castração de cães e gatos!

CARTA ABERTA AS AUTORIDADES COMPETENTES E A POPULAÇÃO

A Esterilização (Castração) é a única maneira correta de diminuir o excesso de animais abandonados pelas ruas. Há mais animais de estimação nascendo do que há casas para eles. São mortos milhares de cães e gatos todos os anos. A grande maioria dos animais que são mortos, não é idosos, machucados, doentes ou são anti-sociais. São jovens, amigáveis e brincalhões.

A Esterilização é uma cirurgia realizada por um médico veterinário que impede a reprodução dos animais. É feita sob efeito de anestesia geral, são seguras, rotineiras e relativamente indolores. Geralmente no mesmo dia o animal volta pra casa e de sete a dez dias é feita a retirada dos pontos. Os animais podem ser esterilizados a partir dos dois meses de idade sem que haja interferência no seu desenvolvimento e formação. Não é necessário aguardar o 1° cio de sua cadela ou gata para ser castrada. Quanto mais cedo melhor! Evita problemas futuros de saúde ao seu animal.

ATENÇÃO: A castração não deixa o animal gordo, a não ser que ele não faça exercícios físicos. A esterilização ainda é a única solução, que não atingirá a saúde de seu animal, para evitar crias indesejáveis (descontrole populacional) e conseqüentemente o abandono, que é considerado maus tratos aos animais, proibido por lei (Lei Federal 9.605/98). É importante vermifugar e vacinar o seu animalzinho periodicamente para que ele esteja devidamente imunizado contra doenças infecto-contagiosas e parasitárias. Como também mantê-lo limpo de pulgas e carrapatos.

A CIRURGIA IMPLICA EM GRANDES VANTAGENS COMO:
Em cães – Redução em 90% do risco de câncer de útero, ovários e mama nas fêmeas e próstata nos machos;

O macho perde o hábito de urinar para marcação de território e de fugir em busca de fêmeas, evitando com isso transtornos com vizinhos e brigas com outros animais devido aos cios;
As fêmeas não apresentam mais o cio. As cadelas param de sangrar. O cão esterilizado continua com as mesmas características de guardião de seu território. Os animais ficam mais tranqüilos;

Em gatos – A fêmea esterilizada é menos propensa a desenvolver câncer ou piometra, uma infecção uterina comum em fêmeas não castradas. As fêmeas no cio urinam e defecam em lugares inapropriados e mancham carpetes e mobília. Além disso, elas atraem machos briguentos, barulhentos e incômodos. Param com os miados excessivos.

Esterilizá-las elimina este problema. Os machos castrados são menos propensos a sofrer de infecções ou doenças nas glândulas reprodutivas ou prostáticas, ou desenvolver problemas geniturinários. Essas doenças podem levar a doenças nos rins, o problema mais comum em machos não castrados com mais de cinco anos de idade. Os machos não castrados fazem spray¨, um ato típico de urinar para marcar o território tanto dentro como fora de casa. Esse spray tem um odor inconfundível, de tão forte. Castrar os gatinhos ainda jovens ajuda a eliminar este problema.

Dados da American Humane Society alertam que uma gata não castrada pode ser responsável por 420 mil filhotes durante seu período de procriação (sete anos). Da mesma forma, uma cadela gerará 67 mil descendentes em seis anos.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) orienta a esterilização em massa de cães e gatos e trabalhos educativos sobre posse responsável como forma de garantir a saúde pública e o bem-estar animal.

“A Esterilização é a melhor forma de impedir a procriação excessiva e a solução mais eficiente para diminuir o abandono de animais nas ruas. É um ato de amor, cidadania e respeito à vida”.

Daniel Augusto,
Protetor dos Animais.

Submitted by Maykon SH on 12 February, 2010 – 17:01   

http://www.sacrahome.net/v5/node/noticias/import%C3%A2ncia-da-castra%C3%A7%C3%A3o-de-c%C3%A3es-e-gatos

 

 

 

 

 

Anúncios

3 comentários em “A importância da castração de cães e gatos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s