Calor absurdo está sendo um PERIGO REAL para nossos cães e gatos!

Amigos, fiz essa mensagem de alerta para meus clientes e depois de alguns pedidos resolvi postar no face para que mais pessoas possam ver e compartilhar O calor absurdo está sendo um PERIGO REAL para nossos cães e gatos!

Meus clientes queridos! Mando essa mensagem, como veterinária do seu pet, pra deixar um grande alerta:

O calor que está fazendo nos ultimos dias está absurdo, tanto para nós, como para seu cão/gato. Você sabia que ele pode morrer de calor? Infelizmente sempre temos muitos animais passando mal e morrendo de HIPERTERMIA no verão, e na ultima semana foram dezenas de casos em todo rj. E com muita tristeza, um dos casos foi da cadelinha Pug de uma amiga.

Hipertermia é quando a temperatura do animal fica muito alta e ele pode falecer em minutos se nada for feito. Ou seja, ele fica com MUITO calor e o corpo sozinho não consegue baixar essa temperatura. É como aqueles casos de animais e bebes que são esquecidos no carro, sabe? Só que com essa verdadeira sauna que estamos vivendo, mesmo dentro de casa, é como se estivessemos em um carro fechado embaixo do sol escaldante.

Então como manter seu animal fresquinho?

– Manter a hidratação é muitissimo importante!! Deixe sempre agua limpa e fresca, se possivel com algumas pedras de gelo. Pode dar gelo para ele lamber tambem, inclusive fazendo gelo com caldinho bem aguado de carne ou frango

– Deixar sempre um ventilador de teto e/ou de chão, direcionado para ele, MESMO QUANDO NÃO TIVER NINGUEM EM CASA!! Se ele é bagunceiro e corre risco se roer o fio, coloque fora do alcance dele, como por exemplo usando a tomada atras de um móvel, ou ventilador de teto no máximo para baixo.

– Sempre que possivel deixa-lo no ar condicionado, especialmente se for gordinho e de raças braquicefalicas, aquelas de focinho achatado, como pug, boxer, bulldogs e shih tzu

– Tosar o seu cão ou gato para que fique com o pelinho o mais baixo possível! Em primeiro lugar o bem estar e a vida dele, depois a beleza! Pêlo cresce! E convenhamos que ele fica lindo de qualquer jeito!

– Molhar uma toalha com agua quase congelada, e colocar no chão pra que ele possa deitar em cima. Ou pode colocar a toalha em cima dele por alguns minutos

– Passar gelo no corpinho, especialmente na virilha, barriga e axilas.

– Molhar/ dar banho com agua fria, sempre que possivel

– Em hipotese alguma passear entre 9 e as 20 horas. Alem do sol direto, o chão fica muito quente e pode até causar queimaduras nos coxins

– Se ele viver no quintal, lembre-se de certificar que terá sombra para ele e o potinho de água

– Se vc tem uma area externa, experimente colocar uma bacia grande com agua e colocar seu cão dentro. Tem cães que adoram uma piscina!!

Vamos deixar os pequenos saudaveis e fresquinhos!!

AHHH !! E sempre que possivel coloque um pote com agua para os animais de rua… eles tambem estão sofrendo com sede e calor!

Dra Julia Fernandes
juliafernandesvet@gmail.com

 julia
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s