Aromaterapia – Uso seguro para gatos,( por Vera Guedes Aromaterapia).

Aromaterapia – Uso seguro de para gatos 
Os Óleos Essenciais afetam OS gatos de forma diferente dos cachorros.
Por Mais Que benefico OS Óleos Essenciais possam Ser parágrafo OS Seres Humanos, Cães e cavalos, etc., MUITOS Óleos Essenciais PODEM Ser devastador parágrafo gatos. Isto É Por uma Questão de fisiologia, a Constituição física dos gatos E diferente e Precisa Ser tratada com cautela MUITO MAIS.
  • A química dos Óleos Essenciais 

Óleos Essenciais OS (OE) São Compostos de Hidrocarbonetos e terpenóides. Cães Em, cavalos e Seres Humanos, Os terpenóides São transportados PARA O Fígado Para Ser metabolizado DEPOIS de Terem SIDO absorvidos via oral, Pelé OU inalados parágrafo OS pulmões. Apos ocorrer O Processo metabólico Necessário não Fígado, metabólitos OS restantes, solúveis em Água, Eliminados São Paulo (90%) atraves da urina.

Mas, com OS gatos Isto É ocorre, Eles Não Tem uma enzima hepática (UGTs transferase glucuroniltransferases) Que lhes permitiria quebrar cessos Compostos químicos. Por ISSO, lev Muito Mais ritmo Pará Eliminados OS metabólitos Serém do Sistema dos felinos. Em suma, nos gatos essas substancias inofensivas, PODEM acumular-se no Fígado do animal, e, em Alguns Casos, rápidamente Muito, dependendo da Quantidade de OE um rápido Qual o animais foi Exposto. ISTO PODE causar Problemas de Toxicidade e Danos no Fígado. Geralmente este PODE Ser hum Processo lento e NÃO aparecer, comeu Que seja tarde demais.

 

Os gatos São estremamante sensíveis, NÃO SOMENTE uma química dos OE, mas also a Produtos Químicos Como inseticidas, herbicidas, plantas, medicação e Alimentos. 
Algumas plantas de Casa São Altamente prejudiciais parágrafo OS gatos, Como os tais:
  • Comigo- NINGUEM-PODE –  Seguine Dieffenbachia
  • Copo-de- leite   –  Zantedeschia aethiopica
  • Lirio-Da-Páscoa –  longiflorum Lilium
  • Filodendro –  Philodendron Bipinnatifidum
Os gatos TEM Uma dieta Exclusivamente carnívoros e, Como resultado da falta de Exposição a toxinas uma base de plantas, presumivelmente Perdeu a necessidade de metabolizar essas toxinas atraves de hum Processo Conhecido como glucuronidação , Que É Comum na maioria dos herbívoros e onívoros. Notoriamente, como Enzimas (UGT) que produzem este Processo nÃO estao PRESENTES nenhuma Gênero Felis, Isto expõe OS felinos a uma serie de toxidade Incomum Nos gatos. TAMBEM E UMA Importante enzima de desintoxicação fazer FENOL. 

 

Intoxicação  POR paracetamol gatos EM 
O paracetamol E metabolizado no Fígado, soluçar a Ajuda de varias Enzimas. Sem metabólico Sistema do gato, há Uma Deficiência n’uma destas Enzimas, Que Leva à Formação de metabólitos Tóxicos. Consequentemente, Estes metabólitos VAO Conduzir à Destruição das Células Vermelhas sanguíneas, Essenciais para a Vida. O Fígado E TAMBÉM afetado Pela Produção destes metabolitos.Uma das funcoes Essenciais das Células Vermelhas E o transporte de oxigénio AOS Órgãos. QUANDO o animais NÃO E socorrido prontamente, a privação de oxigénio prolongada PODE Conduzir à Falência Orgânica, Sendo OS orgãos Mais afetados o Fígado EO aro.
Alimentos Que gotos nao devem ingerir 

Cebolas e alhos: Alimentos Extremamente potentes when em contacto com o Organismo de hum gato, como Cebolas e alhos OS danificam de tal forma, como Células Vermelhas Que provocam anemia. OS principais síntomas incluem: vómitos, urina vermelha e Fraqueza.

Chocolate: Extremamente tóxico se ingerido Por Um gato, o Estimula chocolate, de forma negativa, o Coração EO Sistema nervoso O Que, POR SUA vez, traduz-se em síntomas Como temperatura Elevada corporal, batimento cardíaco irregular OU acelerado, sede anormal, tremores , vómitos, Agitação e convulsões. A substancia Responsável POR ESSE tornar alimento hum Verdadeiro vilão E a teobromina, substancia tóxica Presente nenhum chocolate Que É fácilmente metabolizada cabelo Organismo humano, Não oferecendo Riscos A Nossa Saúde. No entanto, o Organismo do Gato NÃO consegue Eliminar Esse Componente de forma Rápida e, POR ISSO, PODE Acabar intoxicado.

Os OE PODEM SER gatos OS Tóxicos Pará 
Infelizmente gatos e Óleos Essenciais Não São Uma Boa Mistura.
Como PESSOAS estao utilizando OE MAIS fazer that never, eua-se atualmente substancias aromáticas parágrafo Tudo, e, ASSIM SENDO, ELAS sentem-se tentadas a compartilhar SUAS Experiências -positivas COM ELAS – com SEUS animais de estimação, mas ê Importante saber Que OS gatos TEM Estrutura fisiológica diferente de Outros animais e, Como tal, Não São bons candidatos parágrafo MUITAS terapias de cura Alternativas, principalmente when praticada POR aqueles Que Não Tem Conhecimento apropriado Sobre a Diferença Entre gatos e Seres Humanos, e Como enguias reagem a estas terapias, especialmente a AROMATERAPIA.
O fígados dos gatos nao tem a CAPACIDADE de metabolizar adequadamente e desintoxicar varias substancias Químicas, ISSO PODE provocar a Produção de Elevados níveis de substancias Químicas geradas POR determinados Compostos químicos contidos Nos OE com ISTO causando serios Danos não Fígado OU MESMO Até a morte.Os Óleos Essenciais PODEM Ser Tóxicos parágrafo gatos, were relatados Casos de Doenças causadas sepulturas POR Produtos de Tratamento Para gatos, Tais Como xampus uma base de óleo essencial de árvore do chá – Melaleuca alternifolia  

“overdose” de óleo essencial de árvore do chá PODE Ser letal parágrafo hum gato. Foi Aplicado na Pele de Três gatos 60 ml Deste OE NÃO diluido, Como hum Tratamento parágrafo severas picadas de pulgas (os gatos tinham SIDO previamente tosados parcialmente) Para Evitar infestação. No dia MESMO, Algum ritmo Apos um application hum dos gatos estava hipotérmico, descoordenado e incapaz de se Levantar; Outro Entrou em coma, com graves hipotermia e desidratação, EO Terceiro se encontrava tremendo e Instável. Apos Tratamento intensivo Dois dos gatos se recuperam, mas hum Deles NÃO resistiu e hum Morreu ” Bischoff e Guale 1998 .


Portanto, E prudente Ser cauteloso com o Uso de OE Nos gatos, Uma Vez Que se sabe Que SUA fisiologia Única dificulta a metabolização dos Compostos químicos dos OE via Função hepática when inalado UO via Pelé. DEVE Evitar terminantemente o USO dos OE ricos em fenóis e monoterpenos em gatos.

Os principais OE Que apresentam alto nivel de toxidade parágrafo OSU em gatos São:

  • De Todos os cítricos extraídos de casca (laranjas, limão, mandarim, toranja, bergamota)
  • Pine – Pinus sylvestris 
  • Abeto branco – Abies alba
  • Abeto preto – Picea mariana 
  • Juniper berry  – Juniperus communis 
  • Canela – Canela zeylanicum
  • Cravo – Syzygium aromaticum
  • Tomilho – Thymus vulgaris ct Thymol
  • Tee árvore – Melaleuca alternifolia 

 

Se Você deseja TRATAR Seu gato com substancias aromáticas, ESCOLHA OS Hidrolatos (Não Água Aromática), Que São seguro parágrafo USO Nos felinos, Quando Necessário.

  • Lavanda – Lavandula angustifolia
  • Rosa – Rosa x damascena 
  • Neroli – Citrus aurantium – var amara
  • Gerânio – Pelargoninum graveolens 

LEMBRE-SE, FAÇA USO APENAS em Caso de necessidade, pois, o SENTIDO olfativo do Gato E Altamente apurado, e, as vezes ELE PODE Sentir Que Seu Espaço foi Uma invadido POR Substancia a qua, ELE NÃO PODE se livrar dela, e, ISTO PODE LHE causar desconforto e mal Estar, pense o Quanto rápido Você se sentiria desconfortável Ao perceber Que Seu habitat foi invadido Por Um aroma, sem o Seu Conhecimento e Consentimento. Entao, com Seu gato, PODE Ser ASSIM, Portanto, Não exagere!

O Que São Hidrolatos? 
Hidrolatos  – hidro = agua final = leite = Agua Leitosa de plantas 
This Agua Pura e Chamada naturais hidrolato E Produzida Durante o Processo de destilação, when como plantas UO Flores Sao colocadas Dentro do Recipiente destilador, ELAS São submetidas Ao AQUECIMENTO SEJA cabelo Método de fervura OU um vapor UO Ambos. Este vapor atinge uma materia prima, não Caso a planta, amacia SUAS Glandulas aromáticas – reservatórios repletos de Moléculas aromáticas, e Promove a liberação do óleo essencial.
Vapor O Ao atravessar a serpentina de condensação SOFRE UM Processo de resfriamento ocorrendo Neste momento a alquimia da Transformação em SUA forma, a qua passa parágrafo a forma liquida, ESTA Água, Estágio Neste, apresenta-se repleta de Moléculas aromáticas, como Quais, Pela Diferença de Gravidade IRA separar-se da Água, este Processo deixará Duas Camadas Diferentes de liquido sem receptor, uma Camada Superior de óleo essencial, Que flutua livremente na superficie da Água, ágora Chamada de Hidrolato.
Éles CONTÉM APENAS OS Produtos químico Que São solúveis em Água a Partir de material vegetal, não entanto Contem microscópicas gotas de Óleos Essenciais. ELES PODEM Ser utilizados NÃO diluídos sem Problemas, mas São also eficazes when diluídos na Água, nenhum Chá UO sem suco. São geralmente calmante e Relaxante raramente São indicados Contra. Estas substancias aquosa Chamada hidrolatos PODEM Ser Usados com Segurança em Crianças, gestantes, Idosos e animais. Mantidos si em lugar fresco e escuro OS hidrolatos PODEM durar Até Dois ano.
Os hidrolatos  NÃO  PODEM Ser produzidos sinteticamente em Laboratórios, Ou de Outra forma QUALQUÉR, that NÃO SEJA cabelo Processo Natural de destilação das plantas, parágrafo a Extração dos Óleos Essenciais. 

fotografia

Óleo essencial e Hidrolato
ATENÇÃO – Não São considerados verdadeiros hidrolatos OS Produtos denominados “agua Aromática” como Produtos encontrados nenhum brasileiro Mercado – estas substancias São de Fato OE misturados EM Água e Vendidos Como hidrolatos, este PRODUTO PODE Ser danoso parágrafo a Saúde do Seu gato. 
NÃO aplique OE em Seu animais de estimação sem os antes se certificar de that São seguros parágrafo uso. Adquirir se informar com Profissionais qualificados, pois, Nem Tudo Que É natural, e seguro parágrafo OSU em Humanos e seguro parágrafo USO Nos animais, especialmente em gatos. 
f74c3-bengal-cat2
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s