ACUPUNTURA EM ANIMAIS ll .

É cada vez mais popular e maior o número de clinicas veterinárias que estão utilizando as técnicas de acupuntura para tratar animais, especialmente os animais domésticos e de pequeno porte, como os pet’s. Nesse artigo vamos conhecer um pouco mais dessa técnica e suas aplicações na medicina veterinária.

O Início da Acupuntura na Medicina Veterinária:
A acupuntura é utilizada com funções terapêuticas e curativas a mais de 5 mil anos no Oriente, época em que ainda eram utilizadas agulhas feitas de pedra ou espinho de peixe, que evoluíram para agulhas de bambu, ferro, cobre, prata e ouro. Atualmente as agulhas especiais para acupuntura são de aço inoxidável ou uma combinação de materiais determinados e até de ouro em casos excepcionais. A medicina Chinesa classificou os médicos em dietistas, médicos, veterinários e cirurgiões, estas 4 praticas se interrelacionam, portanto acredita-se que a medicina veterinária seja quase tão antiga quanto a medicina tradicional chinesa, sendo o primeiro registro existente foi no ano de 480 AC, Yong Shun o primeiro veterinário. Na China e no Japão existem registros da utilização da acupuntura em cavalos, vacas, porcos e aves desde a antiguidade, na França há registros que datam do final do século XVIII.
Indicações veterinárias de acupuntura
A indicação da acupuntura para animais de pequeno e médio porte deve ser decidida pelo médico veterinário, mas ela é utilizada mais frequentemente para tratamento de doenças reprodutivas, músculo-esquelético, doenças digestivas, pulmonares, neurológicas e dermatológicas. Estas desordens orgânicas tem sido tratadas com êxito pela acupuntura, que é cada dia mais comum nas clinicas veterinárias, especialmente para tratamento dos pet’s.

acupunturaanimais

 

 

 

Fonte: https://www.facebook.com/RabiscosComVozDivina

Colaboração: Fatima Diógenes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s