Veja como foi o Dia Internacional dos Direitos Animais, no Rio de Janeiro.

foto de igor rodrigues. DIDA Rio ULA (31)

 

O Dia Internacional dos Direitos dos Animais (DIDA) de 2012 foi lembrado no Rio de Janeiro por meio de uma intervenção criativa da União Libertária Animal em parceria com diversos ativistas da causa, que se encontraram no bairro de Campo Grande, zona oeste da cidade. Vestidos de branco para simbolizar a cultura de paz que almejam, expuseram banners denunciando a exploração animal e distribuíram panfletos informando sobre Guarda Responsável, Direitos Animais e veganismo, além de receitas para um natal sem crueldade.

Além disso, adultos e muitas crianças* foram convidadas a retirarem pássaros de papel de dentro de uma gaiola, escrevendo neles mensagens do que fariam pelos animais em 2013 e os colocando na árvore de Natal, disposta ali na rua. Conforme as pessoas participavam, a gaiola se esvaziava e a árvore de Natal libertária ficava mais enfeitada de pássaros coloridos com mensagens em prol dos animais. Quem participava também escolhia uma fruta da sorte ao final que, além de ser um convite a uma alimentação ética, vinha com uma frase de Direitos Animais.  A brincadeira promoveu uma interação muito positiva e convidativa, fazendo com que as pessoas guardassem esse momento vivenciado e se abrissem para as informações e reflexões necessárias.

No megafone foi lembrado que os Direitos dos Animais ainda não são respeitados, pois um número imenso desses indivíduos conscientes são escravizados diariamente para benefício humano em fazendas, laboratórios, zoológicos, lojas e tantos outros lugares e situações. Não são respeitados seus interesses em manter a liberdade, integridade física e emocional e a vida, vivendo para suas próprias razões. Então, cabe a nós mudarmos, nos responsabilizar eticamente, começarmos a ver e tratar os animais não mais como propriedade, mas como indivíduos que são, e fazermos escolhas veganas. Pois esse dia só poderá ser realmente comemorado quando não mais houver opressão animal, seja humana ou de animal de outra espécie, e essa mudança de mundo partirá de nós mesmos.

* A União Libertária Animal (ULA) também possui o Projeto Ulinha, com materiais de Direitos Animais para crianças, que desenvolvem o respeito e proteção aos  aos animais desde cedo. São eles a Cartilha Educativa Ulinha e o Jogo Vida Animal. Saiba mais em WWW.facebook.com/GrupoUla ou pelo e-mailulinha@uniaolibertariaanimal.com.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s