Ativista denuncia extermínio de cães relacionado à Eurocopa na Ucrânia, pelo menos a Sportv, da Rede Globo, se pronunciou.

06/06/2012 14h00 – Atualizado em 06/06/2012 14h00

 

Oleg Andreos, de 26 anos, diz que torneio serve de pretexto para o governo arrecadar dinheiro ilegalmente que seria usado na construção de abrigos.

 

 

A proximidade da Eurocopa 2012 teria intensificado o número de execuções de cachorros de rua nas quatro cidades-sede da Ucrânia. É o que denuncia o ativista Oleg Andreos, de 26 anos, responsável por defender o direto à vida dos animais.

Segundo Andreos, a Uefa (entidade reguladora do futebol na Europa) teria financiado a construção de abrigos, o que acabou não sendo feito. Em sua denúncia, o ativista afirma que órgãos do governo teriam embolsado o dinheiro e resolvido exterminar os animais. O custo por cachorro nas instalações não passa de R$ 0,60.

– A Eurocopa não provocou o extermínio dos animais, mas deu oportunidade para que continuassem a funcionar aqui alguns esquemas de corrupção. A morte dos animais é um negócio lucrativo que existe há pelo menos 20 anos. Com o evento, isso tomou força. Os animais moram nas ruas, entidades do governo matam os animais e ganham dinheiro com isso. É claro que quando a Euro foi anunciada, estes oficiais ficaram muito contentes porque seria mais uma grande oportunidade de enriquecimento ilegal. O problema não são os cães abandonados, nem as pessoas que abandonam esses cães. O problema são estas entidades corruptas, que não querem resolver o problema, mas ganhar um dinheiro ilegal – afirmou ao“SporTV News”.

 

Em 2006, organizações de proteção aos animais conquistaram sua primeira vitória quando o Parlamento Ucraniano aprovou uma lei que proíbe a eutanásia (morte induzida), permitindo apenas a esterilização. Estima-se, no entanto, que cerca de 500 cães são mortos todas as semanas na Ucrânia. Envenenados, os animais morrem lentamente por paralisia. Conforme explicou Andreos, o tema divide opiniões no país.

– As opiniões da sociedade são diferentes. Por um lado, existe um movimento humanitário que defende os direitos dos animais para que não sejam mortos, mas esterilizados. Daqui a uns 10 anos, os animais vão sumir na rua. Se ele forem esterilizados, vão parar de se reproduzir. Tem pessoas que não ligam, não tem opinião nenhuma, além daquelas que são a favor do extermínio – disse.

A Eurocopa começou na última sexta-feira, dia 8. Polônia e Grécia se enfrentaram às 13h (de Brasília, enquanto Rússia e República Tcheca se encararam às 15h45. O SporTV transmite todos os jogos da competição, ao vivo.

 

Assista o vídeo:  http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2012/06/ativista-denuncia-exterminio-de-caes-relacionado-eurocopa-na-ucrania.html

 

 

 

 

 

Fonte: Sportv News.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s