Melanismo Animal parte 3.

OBS: A foto do leão, aparenta ter sido, mudada com photoshop, como me passaram dois leitores, do Lambidasamigas. Mas, olhemos pelo lado otimista do ilustrador…acho que ele, nos deu uma “idéia”, de como seria um leão com melanismo. Obrigada, meninos!!!

Segue a matéria!

O albinismo é bastante conhecido e muito explorado em documentários, fotos e matérias nos mais diversos meios de comunicação. Como já caracterizamos anteriormente no Blog do Programa Território Animal, o Albinismo é um distúrbio congênito caracterizado pela ausência completa ou parcial de pigmento na pele, cabelos e olhos, devido à ausência ou defeito de uma enzima envolvida na produção de melanina. Esta semana uma foto bastante curiosa rodou pela internet, onde se pode ver um leão com um distúrbio congênito denominado MELANISMO.

Fomos conferir a veracidade da foto e pesquisar a respeito dessa maravilhosa modificação presente na natureza e de fato esta anomalia existe e é expressa por diversos animais. Por definição o melanismo é caracterizado pelo excesso de pigmentação, criando áreas com excessiva pigmentação, podendo afetar pele, penas ou pêlos. Tecnicamente o melanismo é uma alteração onde fenotipicamente a pigmentação é completamente concentrada. Tal fenômeno é observado também em plantas e é uma fitopatologia caracterizada pelo aparecimento de manchas pretas nas folhas. O melanismo apresenta na maioria das vezes causa genética, determinado por genes recessivos. Porém é observado melanismo determinado por fatores exógenos.

O melanismo mais conhecido e documentado é chamado de industrial. No Reino Unido na época da revolução industrial foi observado o aparecimento de mariposas com coloração escura, estas antes nunca observadas. Notou-se que tal acontecimento, o escurecimento das mariposas da região, estava relacionado a alterações genéticas que criaram características favoráveis para aquele ambiente (muita poluição e fumaça negra, o que tornava a camuflagem das mariposas negras mais fácil, enquanto as mariposas que carregam consigo a coloração esbranquiçada natural da espécie era facilmente capturadas por predadores). Este é um dos exemplos mais didáticos e usados em escolas para se explicar a Seleção Natural e a influencia do meio ambiente na mesma.

O que poucos sabem é que o melanismo é expresso em diversas espécies de vertebrados aquáticos e terrestres, dando origem a animais incrivelmente exóticos e curiosos.

Fonte: Natascha Wosnick/ http://programaterritorioanimal.com/2012/06/08/coluna-semanal-de-natascha-wosnick-anomalia-genetica-melanismo/

Anúncios

14 comentários em “Melanismo Animal parte 3.

  1. NA VERDADE A IMAGEM É FALSA SIM, POIS EU VI A VERDADEIRA E O SUPOSTO LEÃO COM MELANISMO É NA VERDADE BRANCO, DÁ PRA VER CLARAMENTE QUE A FOTO FOI MODIFICADA NO PHOTOSHOP… AS BEIRADAS DO PELO DO LEÃO MESMO ENTREGAM TUDO…

    SAUDAÇÕES GENTE DESAVISADA E INOCENTE…

  2. Acho que representaria melhor se fosse uma foto original, não?
    Acredito que o autor da montagem estava apenas brincando com a foto, passando o tempo. Mas já viu como é funciona a internet, né? Quem conta um conto aumenta um ponto! A foto deve ter passado de PC em PC até que caiu nas mãos de um desavisado que foi logo disseminando ser um leão vitima de melanismo.

    Quem me passou o link foi uma amiga, pelo Facebook, quando a foto começou a rodar por lá. Mas é fácil notar que é montagem. Basta reparar no brilho do pelo (principalmente nas patas dianteiras) e no recorte da juba contra a pedra atrás dele. A foto do leão albino é bem mais natural.

    Mas desconheço a origem de ambas, seja a original, seja a montagem. Só tenho mesmo o link.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s