Anomalias da natureza: saiba como identificar, Apesar dos males, elas resultam em uma beleza incomparável.

Alguns animais sofrem com certas anomalias que podem ser identificadas através da pele. A maioria delas é totalmente notável e bem parecida, e por isso, a dificuldade de diferenciá-las é grande.

Vamos começar pela mais conhecida entre as pessoas, o albinismo. É provocado por um distúrbio congênito que causa a ausência ou o defeito da enzima que produz a melanina (responsável pela pigmentação e proteção dos raios solares). Por isso, animais e pessoas que sofrem com isso precisam evitar ao máximo a exposição ao sol. Ela pode afetar olhos, pele, cabelo e também pode ser completa ou parcial.

Outra delas é o leucismo. Parecida com a anterior, ela também provoca o clareamento da pele, porém, de outra forma. Causada pela falta de pigmentação (uma ou diversas), esta anormalidade confere a cor branca (também parcial ou total) aos pelos de um animal que seria de cor escura. Ao contrário dos albinos, o olhos e a pele não são afetados. Outra diferença é quanto à exposição solar. Os leucismos (pode não parecer) são mais resistentes a luz solar, pois a sua cor branca possui um alto teor de albedo (medida relativa da quantidade de luz refletida em certa superfície).

Também nesta linha, temos o esquizocromismo. Este ocorre quando apenas um único pigmento específico está em falta enquanto todos os outros estão presentes normalmente.

Ao contrário de todas essas temos o melanismo. Indo pelo lado oposto, ele resulta no aumento concentrado de pigmentação preta, podendo atingir pele, pelos e penas (completo ou parcial).

O que podemos notar naqueles que possuem alguma dessas diferenças é uma beleza totalmente rara, digna de ser admirada e respeitada. Más sabemos que nem sempre isso acontece. Muitos desses animais sofrem com o assédio e a maldade e já estão em risco de extinção.

Fonte:http://www.canalazultv.com.br/redeambiente/novidade.asp?id_CON=379

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s